Art. 3º da CLT - Empregado


Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

=================================
COMENTÁRIOS DO PROF. CAIRO JÚNIOR


JURISPRUDÊNCIA RELACIONADA:

- Súmula nº 386 do TST
- OJ nº 199 da SDI-1 do TST
OJ nº 225 da SDI-1 do TST
OJ nº 315 da SDI-1 do TST

=================================

COMENTÁRIOS:
Observando-se os requisitos estabelecidos pelo mencionado preceito legal, é possível diferenciar o empregado dos demais trabalhadores. Pelo contrato de trabalho, o empregado transfere a propriedade do resultado do seu labor para o empregador, pessoa que dirige a sua atividade e o assalaria, evidenciando o trabalho por conta alheia (alteridade).

8 comentários:

  1. É permitido pela CLT o empregador exigir que o funcionário bata o ponto quando encerra o expediente e continuar trabalhando para fechar metas?

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de segunda a sexta das 7 as 15 e 30 folgo no sábado , quantas horas tenho que trabalhar no domingo ?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Sou repres comercial autonomo com registro no CORE e tenho contrato com uma empresa, a mesma empresa desde 2004. Pelo disposto no texto o contrato me se refere amim como prestador de serviço eventual. Gostaria de saber se posso ser considerado prestador de serviço eventual se pratico o mesmo trabalho, na mesma região, com os mesmos clientes, para a mesma representada há mais de 27 anos( somente a partir de 2004 como pessoa fisica). Como considerar este caso? Como devo me qualificar? Empregado ou contratado eventual?

    ResponderExcluir
  4. Ola...a lei me permite ter duas assinaturas na minha ctps ao mesmo tempo, sendo elas em horários diferentes?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. Ola...a lei me permite ter duas assinaturas na minha CTPS de empregadores diferentes, em horarios distintos?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Ola. Sou contratado clt a 15 dias, e tenho proposta muito superior. Posso pedir as contas sem problemas?
    Pago multa?
    Como funciona?

    Grato :)

    ResponderExcluir
  7. o que é trabalho não eventual

    ResponderExcluir
  8. que bosta hein. ''comentários'' kkkkkk nao precisava de tanto esforço /ironia

    ResponderExcluir