Art. 74 da CLT - Obrigatoriedade de registro de horário

Art. 74 -

O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 1º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 4º Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Incluído pela Lei nº 13.874, de 2019)

REDAÇÃO ANTERIOR.

Art. 74. O horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, e afixado em lugar bem visível. Esse quadro será discriminativo no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma.

§ 1º - O horário de trabalho será anotado em registro de empregados com a indicação de acordos ou contratos coletivos porventura celebrados.

§ 2º - Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

§ 3º - Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará, explicitamente, de ficha ou papeleta em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o § 1º deste artigo.

==================================================
JURISPRUDÊNCIA RELACIONADA

38 comentários:

  1. Meu colaborador se recusa a bater o ponto. temos ponto eletronico na empresa e mesmo advertido algumas vezes se recusa a passar o cartao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplica uma suspensão e, se persistir, despede por justa causa.

      Excluir
  2. Existe alguma obrigatoriedade em registrar o horário de intervalo durante o expediente?

    ResponderExcluir
  3. Temos colaboradores que executam trabalho externo, e possuem o cartao para assinatura manual, mas esquecem de registrar, depois querem receber o prêmio assiduidade. Temos dificuldades de contornar e isso, e principalmente saber realmente como proceder no caso desses registros fora da empresa. Como nos orienta neste caso?

    ResponderExcluir
  4. Funcionário em Contrato de experiência, pode receber substituição de chefia? Ou seja ele substituiria o chefe em férias.

    ResponderExcluir
  5. Meu patrão em uma clínica só tem eu e mais uma pessoa de empregado, eu não tenho nenhum tipo de controle de ponto, se eu fizer horas exttas ea minhanpalavra contra a dele, mais se eu chegar atrasada ou precisar sair mais cedo ele desconta essas horas no meu salário, mas se eu fizer hora extra fica por isso mesmo já que para ele não tem como eu constatar minhas horas extras, ele alega que não sabe se sai aquele horário mais tarde. Isso é certo?! O empregaador pode fazer isso com o empregado?

    ResponderExcluir

  6. um funcionário esquece de bater o ponto,seria justa causa?

    ResponderExcluir
  7. os funcionários retiram e levam para o setor o cartao de ponto. Pode isso?
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. O registro de ponto da empresa é manual, assinatura de folha de ponto. O RH está exigindo que os trabalhadores elejam um representante para levar as folhas de todos do setor, até a data fixada. Caso esteja faltando uma folha de um funcionário, o funcionário do RH disse que não receberá os pontos de nenhum dos outros e que todos serão penalizados. Ele tem amparo legal para proceder impor isso?

    ResponderExcluir
  9. Minha empresa retirou o cartão de ponto e não vamos batendo ponto mais o que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. Minha empresa contrata como "Cargo de Confiança" todos os funcionários de uma localidade, mesmo os que não exercem cargo de chefia. No entanto, lhes é cobrado horário de entrada e saída, mesmo que o total de horas trabalhadas por eles excedam em muito as 40 horas semanais. O que podemos fazer?

    ResponderExcluir
  11. boa tarde ! e nas empresas com menos de 10 funcionários, como deve ser evidenciado os registros ?

    ResponderExcluir
  12. boa tarde! e nas empresas com menos de 10 funcionários, como devo evidenciar o registro da jornada de trabalho ?

    ResponderExcluir
  13. boa tarde ! e nas empresas com menos de 10 funcionários, como deve ser evidenciado os registros ?

    ResponderExcluir
  14. Meu colaborador não assinou a folha de ponto nenhum dia no mês. Como proceder para efetuar o pagamento?

    ResponderExcluir
  15. Alguns colaboradores se recusam em registar a ida e o retorno do almoço.
    É obrigatorio?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, trabalho em uma supermercado, e quando faço 06 horas corridas e vou almoçar e bato novamente o ponto, esta correto?

    ResponderExcluir
  17. Minha empresa limita os horários de batimento do ponto, não emite comprovante impresso do meu registro e não instalou o equipamento em local acessível para todos de maneira igualitária, sendo instalado em computador de um empregado especifico. Gostaria de saber as regras mínimas de implantação de sistema de ponto eletrônico.

    ResponderExcluir
  18. quando o funcionario se esquece de bater o ponto no horario de saida a empresa pode descontar as horas dele e ate mesmo o descança semanal?

    ResponderExcluir
  19. O funcionário exercia serviço externo e não registrava o ponto, mas agora passará a registrar. O que devo informar na CTPS?

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE
    Nosso ponto eletronico não esta saindo legivel as batidas dos colaboradores e o chefe da empresa disse que não vai mandar consertar, isso implica em algo pra empresa, tendo em vista que o ponto esta sendo registrado normalmente?

    ResponderExcluir
  21. trabalho 12x36 tenho que assinar os dias em que estou em casa como folga?

    ResponderExcluir
  22. trabalho 12x36 tenho qye assinar os dias em que estou em casa na folha de ponto como folgas?

    ResponderExcluir
  23. faço trabalho externo como eletricista, não ganho nada a mais por fazer isso, gostaria de mais esclarecimento sobre esse tipo de serviço prestado dentro e fora da empresa.

    ResponderExcluir
  24. Quero uma copia do meu espelho de ponto mensal ..a empresa pode se recusar a dar ?

    ResponderExcluir
  25. Prezado Prof. Cairo
    No estabelecimento que trabalho, criamos um documento chamado de termo de justificativa. Nele temos vários motivos pelo qual o colaborador não marque o cartão de ponto, pois estou tendo muita dificuldade de que alguns façam este documento .
    eles acham que não é um documento legal, que não se enquadra a clt. então eu lhe pergunto:
    se por algum motivo o colaborador não fizer este documento , posso aplicar uma advertência mesmo que na clt não fale sobre este tipo de documento ?
    outra pergunta ?
    caso não haja a marcação do ponto , o colaborador pode escrever a lápis ou a caneta o horário ?

    fico no seu aguardo

    Att
    Alexandre B da Silva

    ResponderExcluir
  26. não tenho horário fixo para o almoço e esqueci algumas vezes de bater o retorno do intervalo as um ou dois minutos que cheguei a receber uma suspensão. eu posso ser demitido por justa causa ?

    ResponderExcluir
  27. não tenho horario fixo de intervalo e por isso ja esqueci de bater a volta u minuto ou até já passei duas horas sem bater a volta.por isso fui punido com suspensão. o empregador poder me demitir por justa causa ?

    ResponderExcluir
  28. Na empresa em que trabalho eles mandam nós assinarmos a folha de ponto mas não nos dão a copia do documento. Isso é correto?

    ResponderExcluir
  29. Olá, nós temos folha de ponto e a assinamos todos os dias, mas, a nossa gestão está se utilizando de relatórios de acesso das catracas do prédio em que temos salas para monitorar nosso ponto, até que ponto isto é legal?

    ResponderExcluir
  30. trabalho numa empresa onde todos os meus colegas podem ver o meu cartao ponto (espelho) isso pode? é correto? que eu sabia era meu chefe e o rh.

    ResponderExcluir
  31. trabalho numa empresa onde todos os meus colegas podem ver o meu cartao ponto(espelho) isso é certo?pode isso?eu sabia que era meu chefe e o RH.

    ResponderExcluir
  32. trabalho numa empresa onde todos os meus colegas podem ver o meu cartao ponto(espelho) isso é certo?pode isso?eu sabia que era meu chefe e o RH.

    ResponderExcluir
  33. Termos 04 batidas por dia, caso o colaborador deixe uma em branco posso descontar um expediente.

    ResponderExcluir
  34. Esqueci de marcar o ponto, e foi descontado do meu salario duas horas de trabalho mesmo sendo provado que eu estava no ambiente de tralho, isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
  35. A empresa que trabalho tem um ponto digital que funciona quando quer, com isso eles querem obrigarem os funcionários a tirarem foto do ponto quando chegarem, para provarem que o ponto nao quis bater

    ResponderExcluir
  36. se eu esquecer de bater o ponto (entrada) porem trabalhei normal e bati o ponto na saida, o empregador pode cortar meu ponto(dia ou periodo) ?

    ResponderExcluir
  37. se eu esquecer de bater o ponto (entrada) porem trabalhei normal e bati o ponto na saida, o empregador pode cortar meu ponto(dia ou periodo) ?

    ResponderExcluir